SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número02La política educacional como política social: una nueva regulación de la pobrezaLa reforma de la educación superior y los mecanismos de asociaciones entre lo público y privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

RUMMERT, Sonia Maria. Projeto escola de fábrica: atendendo a "pobres e desvalidos da sorte" do século XXI. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.303-322. ISSN 0102-5473.

O artigo analisa o Projeto Escola de Fábrica, implementado pelo Ministério da Educação, via SETEC/PROEP, em 2005, evidenciando o fato de que as iniciativas supostamente novas voltadas para a educação da classe trabalhadora, em particular para suas frações mais exploradas e pauperizadas, constituem rearranjos da mesma lógica que gera, ao longo da história, um conjunto de propostas educativas que visam atender, prioritariamente, às necessidades imediatas e mediatas do sistema capital. Pretende-se, com a análise desenvolvida, evidenciar o fato de que as ações focais constituem, no contexto capitalista, tão somente políticas de naturalização e funcionalização da pobreza.

Palabras clave : Projeto Escola de Fábrica; Trabalhadores; Educação; Educação para o Trabalho; Aspectos Sociais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )