SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número02Política educacional como política social: uma nova regulação da pobrezaA reforma da educação superior e os mecanismos de parceria público-privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RUMMERT, Sonia Maria. Projeto escola de fábrica: atendendo a "pobres e desvalidos da sorte" do século XXI. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.303-322. ISSN 0102-5473.

O artigo analisa o Projeto Escola de Fábrica, implementado pelo Ministério da Educação, via SETEC/PROEP, em 2005, evidenciando o fato de que as iniciativas supostamente novas voltadas para a educação da classe trabalhadora, em particular para suas frações mais exploradas e pauperizadas, constituem rearranjos da mesma lógica que gera, ao longo da história, um conjunto de propostas educativas que visam atender, prioritariamente, às necessidades imediatas e mediatas do sistema capital. Pretende-se, com a análise desenvolvida, evidenciar o fato de que as ações focais constituem, no contexto capitalista, tão somente políticas de naturalização e funcionalização da pobreza.

Palavras-chave : Projeto Escola de Fábrica; Trabalhadores; Educação; Educação para o Trabalho; Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )