SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue02Global governance and international guidelines for education in European UnionIndigenous school education: for a discussion of culture, child and active citizenship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade?. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.469-484. ISSN 0102-5473.

Este artigo pretende mostrar a radical diferença que existe entre as categorias da cidadania e da emancipação humana. Procura demonstrar que a primeira é uma forma de liberdade essencialmente limitada porque está ligada, indissoluvelmente, à sociabilidade fundada no capital, e que a segunda é uma forma de liberdade ilimitada, que abre a perspectiva de autoconstrução infinita para o gênero humano. Com isto, pretende também argumentar no sentido de que uma atividade educativa que queira contribuir para a construção de homens livres deve estar conectada com a emancipação humana e não com a cidadania.

Keywords : Educação Libertária; Cidadania; Liberdade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )