SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número02Governação global e diretrizes internacionais para a educação na União EuropéiaEducación escolar indígena: para una discusión de cultura, niñez y ciudadanía activa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade?. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.469-484. ISSN 0102-5473.

Este artigo pretende mostrar a radical diferença que existe entre as categorias da cidadania e da emancipação humana. Procura demonstrar que a primeira é uma forma de liberdade essencialmente limitada porque está ligada, indissoluvelmente, à sociabilidade fundada no capital, e que a segunda é uma forma de liberdade ilimitada, que abre a perspectiva de autoconstrução infinita para o gênero humano. Com isto, pretende também argumentar no sentido de que uma atividade educativa que queira contribuir para a construção de homens livres deve estar conectada com a emancipação humana e não com a cidadania.

Palabras clave : Educação Libertária; Cidadania; Liberdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )