SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue01The defensive evaluation in the “CAPES evaluation model”. Is it possible to conciliate educational evaluation with State’s processes of regulation and control? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de programas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.19-47. ISSN 0102-5473.

Para a elaboração deste artigo utilizamos como fonte primária as críticas e sugestões encaminhadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação, de todas as áreas, no ColetaCapes de 2004. As mesmas foram agrupadas em cinco blocos: críticas ao caráter homogeneizador do modelo, críticas ao quantitativismo e produtivismo, críticas à ausência - e propostas de introdução - de indicadores do alcance social das atividades dos Programas, inserção internacional e conseqüências da avaliação. Em cada um dos blocos essas críticas e sugestões foram exemplificadas e confrontadas com estudos já existentes sobre o tema e com documentos oficiais da CAPES.

Keywords : Pós-Graduação; Avaliação; Avaliação Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )