SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01La evaluación defensiva en el “Modelo CAPES de evaluación”. Es posible conciliar la evaluación educativa con los procesos de regulación y control del Estado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de programas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.19-47. ISSN 0102-5473.

Para a elaboração deste artigo utilizamos como fonte primária as críticas e sugestões encaminhadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação, de todas as áreas, no ColetaCapes de 2004. As mesmas foram agrupadas em cinco blocos: críticas ao caráter homogeneizador do modelo, críticas ao quantitativismo e produtivismo, críticas à ausência - e propostas de introdução - de indicadores do alcance social das atividades dos Programas, inserção internacional e conseqüências da avaliação. Em cada um dos blocos essas críticas e sugestões foram exemplificadas e confrontadas com estudos já existentes sobre o tema e com documentos oficiais da CAPES.

Palabras clave : Pós-Graduação; Avaliação; Avaliação Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )