SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”. É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de programas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.19-47. ISSN 0102-5473.

Para a elaboração deste artigo utilizamos como fonte primária as críticas e sugestões encaminhadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação, de todas as áreas, no ColetaCapes de 2004. As mesmas foram agrupadas em cinco blocos: críticas ao caráter homogeneizador do modelo, críticas ao quantitativismo e produtivismo, críticas à ausência - e propostas de introdução - de indicadores do alcance social das atividades dos Programas, inserção internacional e conseqüências da avaliação. Em cada um dos blocos essas críticas e sugestões foram exemplificadas e confrontadas com estudos já existentes sobre o tema e com documentos oficiais da CAPES.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Avaliação; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )