SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue01Assessment of graduate programs: the standpoint of the coordinatorsResearch and education of critical intellectuals in graduate education courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”. É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.49-88. ISSN 0102-5473.

Este artigo, com base em estudos de especialistas, documentos sobre o tema e experiência pessoal do autor, visa responder a algumas questões acerca do “Modelo Capes de Avaliação”, tais como: trata-se de avaliação em sentido estrito ou de ações e procedimentos de regulação, controle e acreditação, próprios de um órgão financiador da pós-graduação garantidor da validade legal de títulos e diplomas? Como este modelo de regulação e controle contribui para que a universidade se torne uma instituição cada vez mais neoprofissional, heterônoma e competitiva? Quais as conseqüências para a educação superior de um “modelo” que privilegia a formação do pesquisador, via mensuração e avaliação bastante quantitativista da produção científica, em detrimento da formação “integral” do pós-graduando? Que lugar ocupa neste modelo a liberdade de escolha, a auto-avaliação ou a dita avaliação educativa? Como conciliar este tipo de avaliação com avaliação pertinente a processos de regulação e controle estatais?

Keywords : Ensino Superior; Avaliação; Avaliação Educacional; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )