SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue01The defensive evaluation in the “CAPES evaluation model”. Is it possible to conciliate educational evaluation with State’s processes of regulation and control?A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

DUARTE, Newton. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.89-110. ISSN 0102-5473.

O artigo aborda algumas características do intelectual crítico e apresenta um critério para avaliação do grau de efetivação da formação desse intelectual nas atividades no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação. É feita também uma análise crítica das condições nas quais ocorre a formação da intelectualidade da educação brasileira nestes tempos de desvalorização do conhecimento. Por fim o artigo problematiza o processo de reprodução da estrutura da vida cotidiana alienada nas atividades das instituições educacionais, incluída a universidade e os programas de pós-graduação em educação.

Keywords : Educadores; Formação; Professores; Intelectuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )