SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01La evaluación defensiva en el “Modelo CAPES de evaluación”. Es posible conciliar la evaluación educativa con los procesos de regulación y control del Estado?A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

DUARTE, Newton. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.89-110. ISSN 0102-5473.

O artigo aborda algumas características do intelectual crítico e apresenta um critério para avaliação do grau de efetivação da formação desse intelectual nas atividades no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação. É feita também uma análise crítica das condições nas quais ocorre a formação da intelectualidade da educação brasileira nestes tempos de desvalorização do conhecimento. Por fim o artigo problematiza o processo de reprodução da estrutura da vida cotidiana alienada nas atividades das instituições educacionais, incluída a universidade e os programas de pós-graduação em educação.

Palabras clave : Educadores; Formação; Professores; Intelectuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )