SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPESCNPq: política de fomento a la investigación en los gobiernos de Fernando Enrique Cardoso (FHC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-graduação brasileira. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.133-160. ISSN 0102-5473.

O artigo busca evidenciar as condições históricas que vêm definindo as coordenadas materiais da produção do conhecimento e da formação do pesquisador no Brasil. Toma como referência os Planos Nacionais de Pós-Graduação, instituídos a partir dos anos de 1970, evidenciando: as determinações objetivas, os sujeitos e as agências intervenientes na implantação e no desenvolvimento deste nível de ensino; as estratégias adotadas para empreender a política de regulação da pesquisa científica e tecnológica brasileira; os contornos que assume esse projeto institucional de Pesquisa e Pós-Graduação em face da redefinição das estruturas econômicas que regulam a produção e circulação do conhecimento em âmbito global, especialmente no contexto da mercantilização do conhecimento.

Palabras clave : Educação e Estado; Brasil; Pós-Graduação; Pesquisadores; Formação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )