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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-graduação brasileira. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.133-160. ISSN 0102-5473.

O artigo busca evidenciar as condições históricas que vêm definindo as coordenadas materiais da produção do conhecimento e da formação do pesquisador no Brasil. Toma como referência os Planos Nacionais de Pós-Graduação, instituídos a partir dos anos de 1970, evidenciando: as determinações objetivas, os sujeitos e as agências intervenientes na implantação e no desenvolvimento deste nível de ensino; as estratégias adotadas para empreender a política de regulação da pesquisa científica e tecnológica brasileira; os contornos que assume esse projeto institucional de Pesquisa e Pós-Graduação em face da redefinição das estruturas econômicas que regulam a produção e circulação do conhecimento em âmbito global, especialmente no contexto da mercantilização do conhecimento.

Palavras-chave : Educação e Estado; Brasil; Pós-Graduação; Pesquisadores; Formação Profissional.

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