SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue01National Graduate Plans and their consequences for graduate study in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

OLIVEIRA, Adriano de  and  BIANCHETTI, Lucídio. CNPq: política de fomento à pesquisa nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC). Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.161-182. ISSN 0102-5473.

Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida com a finalidade de analisar as políticas de fomento à pesquisa e de contribuição à formação de pesquisadores no Brasil no decorrer do período dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental de leis, relatórios, atas, revistas, jornais e documentos de política científica. Dentre uma série de questões privilegiamos a apresentação e análise dos dados que apontam as prioridades em termos de formação de pesquisadores e de fomento do CNPq. Em relação à política de formação de pesquisadores destacam-se medidas que provocam o aligeiramento do processo de formação de mestres e doutores e a opção prioritária pela iniciação científica e pelo doutorado em detrimento do mestrado. Além disso, evidencia-se o processo de indução à formação de pesquisadores e de fomento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Outro fator a conspirar contra uma efetiva política de formação de pesquisadores é o contingenciamento de recursos. Os dados referentes aos dois primeiros anos do governo Lula da Silva não assinalam um redirecionamento dessas políticas.

Keywords : Pesquisadores; Formação; Pesquisa; Finanças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )