SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Une perspective actuelle sur l’investigation des études curriculaires índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FERREIRA, José Brites. Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.229-244. ISSN 0102-5473.

As tensões criadas pela globalização exercem hoje uma forte pressão e influência sobre o ensino superior, obrigando a mudanças e a transformações. Exemplo disso é, no caso da Europa, o Processo de Bolonha, a construção do espaço europeu de ensino superior (EEES) e os desafios curriculares que o mesmo suscita em tempo de globalização e (des)igualdades. Neste texto, centrar-me-ei em três pontos. Em primeiro lugar, algumas notas relativas a mudanças, a pressões e a desafios com que hoje se confronta o ensino superior. Em segundo lugar, o processo de reconfiguração do ensino superior na Europa, com a criação do EEES. A terminar, os desafios curriculares que a construção deste espaço coloca e a lógica curricular que a eles preside.

Palabras clave : Higher Education; Globalization; Post-Graduate; Curriculum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )