SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Uma perspectiva actual sobre a investigação em estudos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FERREIRA, José Brites. Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.229-244. ISSN 0102-5473.

As tensões criadas pela globalização exercem hoje uma forte pressão e influência sobre o ensino superior, obrigando a mudanças e a transformações. Exemplo disso é, no caso da Europa, o Processo de Bolonha, a construção do espaço europeu de ensino superior (EEES) e os desafios curriculares que o mesmo suscita em tempo de globalização e (des)igualdades. Neste texto, centrar-me-ei em três pontos. Em primeiro lugar, algumas notas relativas a mudanças, a pressões e a desafios com que hoje se confronta o ensino superior. Em segundo lugar, o processo de reconfiguração do ensino superior na Europa, com a criação do EEES. A terminar, os desafios curriculares que a construção deste espaço coloca e a lógica curricular que a eles preside.

Palavras-chave : Higher Education; Globalization; Post-Graduate; Curriculum.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )