SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Análisis de prácticas y formación: tres experiencias con docentes en universidades argentinasCreación del Museo de la Niñez de Santa Catarina: una experiencia en desarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

KUENZER, Acácia Zeneida  y  GRABOWSKI, Gabriel. Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.297-318. ISSN 0102-5473.

Este artigo, a partir da integração entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, propõe-se a contribuir para o debate que vem se desenvolvendo acerca das estratégias de organização e gestão da educação profissional, tomando como princípio a democratização, na perspectiva da emancipação humana. Tomando por base a Lei 9.394 de 1996, afirma que a educação profissional a ser desenvolvida por meio de ações intencionais e sistematizadas sobre uma sólida base de educação geral, científico-tecnológica e sócio-histórica, por concepção e por norma, é parte integrante e indissociável da Educação Nacional. Decorre desta afirmação que sua organização e sua gestão estratégica não admitem qualquer forma de paralelismo ou externalidade, contrapondo-se à proposta de criação de uma Lei Orgânica que confira, por uma organização e um marco regulativo próprio, autonomia da educação profissional em relação ao Sistema Nacional de Educação. Defende a integração de políticas, de programas e de instituições, preservadas as especificidades das instâncias e a estratégia de construção coletiva, a criação de um fundo específico de financiamento e a gestão pública, instando o Estado a assumir seu papel coordenador e supervisor na articulação dos esforços do governo, dos empresários e dos trabalhadores, entendendo a educação profissional, integrada à Educação Básica, como direito de todos e dever do Estado.

Palabras clave : Ensino Profissional; Educação para o Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )