SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalhoLa retirada de los intelectuales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. A criação do Museu das Crianças de Santa Catarina: uma experiência em andamento. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.319-338. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o histórico, a evolução, o projeto e a fase atual do Museu da Criança de Santa Catarina. O projeto do museu foi inspirado no Children´s Museum of Manhattan, no Brooklyn Children´s Museum, na Cité des Enfants de Paris, no Museu da Criança de Lisboa e nas atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças nos museus do Louvre, George Pompidou e D’Orsay de Paris. Conhecedora da diversidade cultural das crianças catarinenses, por meio de pesquisa realizada desde 1999, envolvendo crianças de várias etnias, em vários municípios do estado, a pesquisadora busca a inclusão dos “diferentes” em atividades do espaço cultural a ser fundado, na perspectiva apontada por Nestor Canclini - a da hibridização cultural. Idealizado para atender crianças de três a 14 anos, o museu terá caráter interativo e, por missão, enfatizar a participação das crianças nas culturas dos seus antepassados, abrindo as portas para as demais e conjugando-as com as expressões culturais da atualidade. Propõe-se a criação da Rede do Imaginário Infantil, a ser estabelecida entre crianças dos municípios, estados e países; o estímulo da criatividade e da produção cultural, estética inclusive, mediante recursos tradicionais e das novas tecnologias. Estudam-se parcerias com o Sapiens Parque, que tem como foco o desenvolvimento do Ser Humano, e com a prefeitura de Pomerode, onde se prevê a instalação do protótipo do Museu da Criança de Santa Catarina.

Palavras-chave : Museus das Crianças; Imaginário; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )