SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02Santa Catarinas’ curricular proposal (1998): a review and perspectives for educational trainingLearning to read and write and literacy: sedimentation of practices and (dis)articulation of objects of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

FISCHER, Adriana. Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino fundamental: construindo relações entre professores e gêneros discursivos. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.533-567. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é o de investigar como e a partir de quais conhecimentos teórico-práticos alunos/professores de um curso de Especialização analisam livros didáticos do Ensino Fundamental quanto à utilização de gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. O instrumento de coleta foi o trabalho final de uma disciplina, ocorrida em julho de 2004, o qual traz as análises de livros didáticos realizadas por eles. Os resultados revelam que os alunos/professores utilizaram, nas análises, alguns aspectos da natureza e constituição dos gêneros. Prevaleceu o enfoque à temática dos textos e às propriedades formais.

Keywords : Livros Didáticos; Lingüística; Língua Portuguesa; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )