SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02La propuesta curricular de Santa Catarina (1998): revisión y perspectivas para la formación docenteAlfabetización y letramento: sedimentación de prácticas y (des) articulación de los objetos de la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FISCHER, Adriana. Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino fundamental: construindo relações entre professores e gêneros discursivos. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.533-567. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é o de investigar como e a partir de quais conhecimentos teórico-práticos alunos/professores de um curso de Especialização analisam livros didáticos do Ensino Fundamental quanto à utilização de gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. O instrumento de coleta foi o trabalho final de uma disciplina, ocorrida em julho de 2004, o qual traz as análises de livros didáticos realizadas por eles. Os resultados revelam que os alunos/professores utilizaram, nas análises, alguns aspectos da natureza e constituição dos gêneros. Prevaleceu o enfoque à temática dos textos e às propriedades formais.

Palabras clave : Livros Didáticos; Lingüística; Língua Portuguesa; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )