SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino fundamental: construindo relações entre professores e gêneros discursivosA educação pré-escolar em Portugal concepções oficiais, investigação e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: sedimentação de práticas e (des)articulação de objetos de ensino. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.569-596. ISSN 0102-5473.

O artigo intenta contribuir para a discussão de aspectos envolvidos na integração de saberes do professor alfabetizador, no que se refere às relações entre alfabetização e letramento, retomando dados sobre o processo de apropriação de saberes e práticas por parte de uma professora alfabetizadora, durante um processo de formação de professores numa escola da Rede Pública Estadual de São Paulo, que durou dois anos (1999-2001). Para tanto, apresentaremos, num primeiro momento, o contexto da pesquisa que gerou os dados aqui recortados. Em seguida, analisaremos duas aulas da professora Célia: uma, coletada no início do projeto (04/1999), e outra, no início do segundo ano (04/2000), em meados da formação. Por fim, apresentaremos a interpretação dos dados, baseados na noção de sedimentação dos saberes escolares (SCHNEUWLY, 2002, 2005a, b; SCHNEUWLY; CORDEIRO; DOLZ, 2005). A interpretação terá uma dupla direção: a) analisar a apropriação da professora de saberes tematizados na formação docente e, por meio disso, b) tentar contribuir para a integração dos saberes docentes envolvidos na formação, ainda que a posteriori.

Palavras-chave : Alfabetização; Professores; Formação; Prática de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )