SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02Learning to read and write and literacy: sedimentation of practices and (dis)articulation of objects of teachingFrom the “once upon a time...” to the text books: a space of a language experienced in an interactive process subject to each child´s rhythm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

DIONISIO, Maria de Lourdes  and  PEREIRA, Iris. A educação pré-escolar em Portugal concepções oficiais, investigação e práticas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.597-622. ISSN 0102-5473.

Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.

Keywords : Educação Pré-Escolar; Portugal; Currículos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )