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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DIONISIO, Maria de Lourdes  e  PEREIRA, Iris. A educação pré-escolar em Portugal concepções oficiais, investigação e práticas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.597-622. ISSN 0102-5473.

Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.

Palavras-chave : Educação Pré-Escolar; Portugal; Currículos.

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