SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02Pre-school research in Portugal official concepts, investigation and practicesThe identification of the citizen in the process of critical writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. Do “era uma vez...” aos textos dos manuais escolares: um espaço de linguagem vivida num processo interactivo sujeito ao ritmo de cada criança. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.623-663. ISSN 0102-5473.

Antes da entrada na escrita, a criança deve trabalhar a oralidade e, para que não surjam surpresas indesejadas quando inicia a alfabetização, deve dominar a quantidade três e ter aprendido a ouvir e a ver estímulos auditivos/visuais que lhe são apresentados para os poder reproduzir com exactidão e na ordem apresentada depois de os ter retido. Importa realçar que a criança só aprende a ler e escrever quando se encontra apta para tal. Neste contexto, os ritmos pessoais não podem ser escamoteados. O sucesso na aprendizagem resulta assim de uma boa gestão das diferenças de vária ordem evidenciadas pelos aprendentes.

Keywords : Alfabetização; Oralidade; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )