SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02La educación pre-escolar en el Portugal concepciones oficiales, investigación e prácticasLa identificación del ciudadano en el proceso de “letramento, alfabetizacion” crítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. Do “era uma vez...” aos textos dos manuais escolares: um espaço de linguagem vivida num processo interactivo sujeito ao ritmo de cada criança. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.623-663. ISSN 0102-5473.

Antes da entrada na escrita, a criança deve trabalhar a oralidade e, para que não surjam surpresas indesejadas quando inicia a alfabetização, deve dominar a quantidade três e ter aprendido a ouvir e a ver estímulos auditivos/visuais que lhe são apresentados para os poder reproduzir com exactidão e na ordem apresentada depois de os ter retido. Importa realçar que a criança só aprende a ler e escrever quando se encontra apta para tal. Neste contexto, os ritmos pessoais não podem ser escamoteados. O sucesso na aprendizagem resulta assim de uma boa gestão das diferenças de vária ordem evidenciadas pelos aprendentes.

Palabras clave : Alfabetização; Oralidade; Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )