SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02A educação pré-escolar em Portugal concepções oficiais, investigação e práticasA identificação do cidadão no processo de letramento crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. Do “era uma vez...” aos textos dos manuais escolares: um espaço de linguagem vivida num processo interactivo sujeito ao ritmo de cada criança. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.623-663. ISSN 0102-5473.

Antes da entrada na escrita, a criança deve trabalhar a oralidade e, para que não surjam surpresas indesejadas quando inicia a alfabetização, deve dominar a quantidade três e ter aprendido a ouvir e a ver estímulos auditivos/visuais que lhe são apresentados para os poder reproduzir com exactidão e na ordem apresentada depois de os ter retido. Importa realçar que a criança só aprende a ler e escrever quando se encontra apta para tal. Neste contexto, os ritmos pessoais não podem ser escamoteados. O sucesso na aprendizagem resulta assim de uma boa gestão das diferenças de vária ordem evidenciadas pelos aprendentes.

Palavras-chave : Alfabetização; Oralidade; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )