SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02From the “once upon a time...” to the text books: a space of a language experienced in an interactive process subject to each child´s rhythmThe productive process in the electronics industry and the training of workers in the Manaus industrial pole author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

TERZI, Sylvia Bueno  and  PONTE, Graziela Luzia. A identificação do cidadão no processo de letramento crítico. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.665-686. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de identificação do cidadão na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, comparando-o com as práticas vigentes na escola. Esse processo, influenciado pelas condições locais, se desenvolve durante toda a vida, iniciando-se pelo registro da criança e complementando-se continuamente na identificação do indivíduo como membro de diferentes grupos. Nele, o nome deve ser entendido como o elemento básico dos textos que constituem as práticas sociais dessa identificação. Focalizar o nome sem inseri-lo no processo global significa limitar a formação do cidadão.

Keywords : Alfabetização; Professores; Formação; Documentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )