SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02Do “era uma vez...” aos textos dos manuais escolares: um espaço de linguagem vivida num processo interactivo sujeito ao ritmo de cada criançaO processo produtivo da indústria eletroeletrônica e a qualificação dos trabalhadores no pólo industrial de Manaus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

TERZI, Sylvia Bueno  e  PONTE, Graziela Luzia. A identificação do cidadão no processo de letramento crítico. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.665-686. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de identificação do cidadão na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, comparando-o com as práticas vigentes na escola. Esse processo, influenciado pelas condições locais, se desenvolve durante toda a vida, iniciando-se pelo registro da criança e complementando-se continuamente na identificação do indivíduo como membro de diferentes grupos. Nele, o nome deve ser entendido como o elemento básico dos textos que constituem as práticas sociais dessa identificação. Focalizar o nome sem inseri-lo no processo global significa limitar a formação do cidadão.

Palavras-chave : Alfabetização; Professores; Formação; Documentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )