SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02A identificação do cidadão no processo de letramento críticoEstado e construção do código disciplinar da didática da história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. O processo produtivo da indústria eletroeletrônica e a qualificação dos trabalhadores no pólo industrial de Manaus. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.689-708. ISSN 0102-5473.

Este trabalho reflete o estudo realizado sobre o processo produtivo das empresas eletroeletrônicas da Zona Franca de Manaus. Versa sobre as implicações do uso de novos equipamentos e das inovações na gestão e organização do processo de trabalho sobre a qualificação dos trabalhadores. Na década de 1990, o enxugamento da mão-de-obra ocorre com maior intensidade na Zona Franca de Manaus, o que ocasionou mudanças substantivas no fazer dos trabalhadores. A investigação ateve-se às condições de realização das formas atuais de trabalho, sua complexidade e, ao mesmo tempo, sua simplificação. Em perspectiva, buscou conhecer as iniciativas das empresas para capacitar a força de trabalho, atribuindo ênfase particular à qualificação dos trabalhadores, das áreas de inserção automática, das quatro maiores empresas do setor eletroeletrônico. O estudo se dá com base no olhar sobre os objetivos das empresas e as perspectivas dos trabalhadores.

Palavras-chave : Indústria Eletroeletrônica; Zona Franca de Manaus - AM; Taylorismo; Qualificações Profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )