SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Deaf education and sign languages: spinning and unraveling the past, the present and the futureMarcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

JOHNSON, Robert E.. Cultural constructs that impede discussions about variability in speech-based educational models for deaf children with cochlear implants. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.29-80. ISSN 0102-5473.

Este artigo identifica e discute a existência de relevante discrepância nos resultados de implantes cocleares, bem como a variabilidade nos resultados da educação baseada em metodologias de ensino de fala a que são submetidos os sujeitos surdos implantados, considerando que este tipo de educação se coloca como condição para os que submetem a esse procedimento clínico. As práticas educativas vigentes parecem criar uma população de sujeitos surdos que possuem enorme variabilidade em termos de sua capacidade de ouvir, e também de usar a língua falada de modo funcional. Ao mesmo tempo, os resultados de sujeitos surdos implantados não diferem substancialmente daqueles que não possuem implantes cocleares. Muitas das conclusões que apóiam o uso de práticas educativas baseadas no ensino de fala para crianças surdas com implante coclear buscam respaldo em princípios filosóficos construídos a partir de falácias argumentativas. Tais falácias, por sua vez, se baseiam em sistemas de crença e práticas que produzem a negação de fatos observáveis. Considerando que há intensa variabilidade nos resultados de surdos implantados, assim como em seus resultados educacionais após o implante, é inadequado oferecer uma única opção educativa e lingüística, especialmente quando não se pode demonstrar que tal opção tem sido bem sucedida para a educação de uma parcela significativa da população total de crianças surdas. Por fim, esse artigo conclama os oponentes do clássico debate entre metodologias que utilizam língua de sinais versus aquelas baseadas no ensino de fala a rever suas posições filosóficas tão polarizadas, e iniciar uma discussão sobre modos de garantir os mais altos níveis possíveis de letramento e competência social para o maior número possível de crianças surdas.

Palavras-chave : Fala; Estudo e Ensino; Crianças Surdas; Educação; Implantes Cocleares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )