SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Deslocamentos na racionalidade política da formação profissional para surdos: do controle do desvio da espécie à tolerância/respeito à diversidadeAnálise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o ensino de língua escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

THOMA, Adriana da Silva  e  PELLANDA, Nize Maria Campos. As novas tecnologias como mediadoras nos processos de in/exclusão dos surdos na escola e na sociedade. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.119-137. ISSN 0102-5473.

Esse texto reflete sobre a mediação das novas tecnologias nos processos de in/exclusão das alteridades surdas na escola e na sociedade. A partir de uma discussão mais ampla dos avanços da ciência e da tecnologia nas últimas décadas e da conseqüente·reconfiguração dos lugares de in/exclusão, o texto discute o paradigma da complexidade como possibilidade instrumental de abordagens de objetos de pesquisa na área da educação de surdos.

Palavras-chave : Surdos; Educação; Tecnologia Educacional; Ensino Auxiliado por Computador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )