SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue03New technologies as mediators in the processes of inclusion and exclusion of the deaf in school and societyWhen the deaf name drawings: cheremic, semantic and orthographic processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. Análise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o ensino de língua escrita. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.139-152. ISSN 0102-5473.

No Brasil é incontestável o atraso da escolaridade de crianças e adultos surdos. Há a necessidade de uma mudança de prática pedagógica. Pesquisas apontam que estratégias utilizadas por professoras surdas, no ensino de língua escrita, podem ser diferentes das de professoras ouvintes. Esses achados sugerem que a diferença do processamento cognitivo para compreensão de leitura e escrita poderia influenciar·a práxis pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ocorrência da utilização de estratégias "surdas", por uma professora surda, e descrevê-los. A metodologia de investigação constou de observação e gravação de fragmentos de aulas para análise. As estratégias "surdas" encontradas foram transcritas e comparadas com as já descritas na literatura. Percebeu-se que muitas das estratégias observadas eram similares às descritas na literatura. Sugere-se que as estratégias utilizadas por professores surdos sejam "ensinadas" para as professoras ouvintes a fim auxiliar professores ouvintes na sua práxis com alunos surdos.

Keywords : Surdos; Educação; Estudo; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )