SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Análise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o ensino de língua escritaGerenciar o risco, garantir a segurança e a normalidade: tríade da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CAPOVILLA, Fernando César et al. Quando surdos nomeiam figuras: processos quirêmicos, semânticos e ortográficos. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.153-175. ISSN 0102-5473.

O Teste de Nomeação de Figuras por Escolha (TNF-Escolha) avalia a habilidade de escolher palavras escritas para nomear figuras e analisa processos quirêmicos, ortográficos e semânticos envolvidos. Com outros testes como de compreensão de sinais (IVRSL) e competência de leitura (TCLPP), foi aplicado a 320 surdos de seis a 45 anos, de 1a série do Ensino Fundamental ala. do Médio de quatro escolas semibilíngües paulistas. Corroborando a hipótese de que o léxico quirêmico indexa o léxico ortográfico ao léxico pictorial, paralexias quirêmicas significativas revelaram que, ao escolher palavras para nomear figuras, surdos primeiro evocam o sinal da figura e, depois, a palavra do sinal. Corroborando a validade do TNF em induzir paralexias, quanto maior a competência de leitura no TCLPP, menos paralexias ortográficas no TNF; e quanto maior o vocabulário de sinais no TVRSL, menos paralexias quirêmicas no TNE.

Palavras-chave : Leitura; Avaliação; Surdez; Surdos; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )