SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue03Social representations of handicap in the west: history and current situationLearning and knowledge: foundations for inclusionary practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

OMOTE, Sadao. Inclusão e a questão das diferenças na educação. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.251-272. ISSN 0102-5473.

O artigo discute questões relativas à diversidade e diferenças individuais na educação inclusiva. As diferenças referidas na educação inclusiva nem sempre levam em conta as severas deficiências que limitam acentuadamente a pessoa. Os deficientes com esse grau de comprometimento não podem ser atendidos em classes de ensino comum, ainda que estas sejam amplamente inclusivas. Esses deficientes apresentam necessidades especiais que não podem ser atendidas em escolas de ensino comum. A educação inclusiva tem como um de seus maiores desafios a provisão de ensino de qualidade para todas as crianças e jovens que, embora não tenham nenhuma deficiência, apresentam grandes diferenças devidas às desigualdades sociais.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Social; Educação e Exclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )