SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Representações sociais do handicap no ocidente: história e atualidadeAprendizaje y conocimiento: fundamentos para las prácticas inclusivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

OMOTE, Sadao. Inclusão e a questão das diferenças na educação. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.251-272. ISSN 0102-5473.

O artigo discute questões relativas à diversidade e diferenças individuais na educação inclusiva. As diferenças referidas na educação inclusiva nem sempre levam em conta as severas deficiências que limitam acentuadamente a pessoa. Os deficientes com esse grau de comprometimento não podem ser atendidos em classes de ensino comum, ainda que estas sejam amplamente inclusivas. Esses deficientes apresentam necessidades especiais que não podem ser atendidas em escolas de ensino comum. A educação inclusiva tem como um de seus maiores desafios a provisão de ensino de qualidade para todas as crianças e jovens que, embora não tenham nenhuma deficiência, apresentam grandes diferenças devidas às desigualdades sociais.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Social; Educação e Exclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )