SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Inclusión y la cuestión de las diferencias en educaciónLei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. e sua regulamentação: Decreto 5.626 de 2005 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

ROSS, Paulo Ricardo. Aprendizagem e conhecimento: fundamentos para as práticas inclusivas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.273-299. ISSN 0102-5473.

Este artigo analisa como ocorre a relação entre o professor e o aluno com necessidades especiais, considerando as formas explícitas de exclusão observadas nas práticas ditas inclusivas. Tem-se como pressuposto que o insucesso escolar resulta da não valorização por parte do professor da trajetória de cada sujeito e de suas experiências positivas. É preciso identificar a história social de aprendizagem de cada aluno. Em práticas inclusivas, espera-se do professor uma posição diferente do totalitarismo de idéias que os caracteriza apenas como lecionadores, retóricos, reprodutores do formalismo. Este tipo de atitude distancia os alunos da cultura e da vida impedindo-lhes uma maior autonomia e independência. As práticas que homogeneízam são as mesmas que anulam a formação de suas identidades. Na educação inclusiva, o professor organiza os caminhos e os instrumentos para a apropriação do conhecimento. O conhecimento não é apenas objetivo e neutro, mas processo de apropriação e de interação social.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Social; Educação e Exclusão; Professores e Alunos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )