SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Repensando os estudos sociais de história da infância no BrasilInfância, mídias e educação: revisitando o conceito de socialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SIROTA, Régine. A indeterminação das fronteiras da idade. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.01, pp.41-56. ISSN 0102-5473.

Como nosso olhar sobre a criança evoluiu? A definição clássica que estabeleceu fronteiras claras entre gerações, na qual a socialização era concebida de maneira vertical, vai ser sucedida por uma sociologia da infância que introduz a visão de uma "socialização interpretativa", na qual a criança aparece como um ator. Essa mudança conceitual vai introduzir uma visão em termos de socialização horizontal no nível do grupo de pares e do entre crianças, considerando a criança não somente como um ser futuro, mas também como um ser no presente. A infância é aqui vista como uma construção social, variável em sua forma, certamente, mas antes de tudo como um componente estrutural de toda sociedade. A partir de um quebra-cabeça de referências complexas e incertas, se constrói o estatuto de "igual paradoxal" da infância da modernidade, diante do espelho da refletividade dos discursos experts que modelam normatividades, políticas sociais e imaginários da infância.

Palavras-chave : Infância; Sociologia da Infância; Socialização; Crianças; Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )