SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-culturalEscola e políticas educativas: lugares incertos da criança e da cidadania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MONTANDON, Cleópâtre  e  LONGCHAMP, Philippe. Você disse autonomia? Uma breve percepção da experiência das crianças. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.01, pp.105-126. ISSN 0102-5473.

A reflexão sobre a autonomia tem uma longa história, assim como a reflexão sobre o desenvolvimento da autonomia das crianças. Alguns pensam que, nos dias de hoje, as crianças se tornaram mais autônomas ou ainda que sua autonomia esteja sendo favorecida ao outorgar-lhes novos direitos. Outros, ao contrário, pensam que a vida das crianças está mais controlada e institucionalizada, e que, se elas ganharam em proteção e em direitos, perderam em responsabilidades e em liberdade de ação. Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa efetuada junto a crianças de 11 e 12 anos que vivem em Genebra. Nosso objetivo foi examinar sua experiência diferencial de autonomia, assim como as condições sociais que a sustentam, principalmente seu meio familiar, escolar e social. Inscrevendo-se no quadro da Sociologia da Infância, o estudo aporta um esclarecimento concernente às representações dessas crianças sobre a autonomia e sobre suas estratégias para alcançá-la, levando em conta a realidade social na qual estão inseridas.

Palavras-chave : Sociologia da Infância; Autonomia nas Crianças; Crianças-Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )