SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Escola indígena: uma reflexão sobre seus fundamentos teóricos, ideológicos e políticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A reforma do estado e da educação no contexto da ideologia da pós-modernidade. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.01, pp.245-270. ISSN 0102-5473.

O propósito deste artigo é apresentar algumas considerações a respeito da reforma da Educação Básica implementada no Brasil, na década de 1990, e sua articulação com a reforma do Estado brasileiro e com a ideologia da pós-modernidade, que, por sua vez, ao sustentar as reformas e estratégias implementadas no contexto da globalização e do neoliberalismo, propõe a necessidade de uma “nova racionalidade” que se expressa na chamada administração pública gerencial. Ao lado da reforma do Estado, apresentamos, a partir de alguns documentos elaborados como resultado da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada na Tailândia em 1990, reflexões sobre as perspectivas que embasam e orientam a reforma da Educação Básica.

Palavras-chave : Reforma do Estado; Educação Básica; Racionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )