SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Actividad pedagógica y el desarrollo de las funciones psíquicas superiores functions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

AVILA, Astrid Baecker  y  ORTIGARA, Vidalcir. Conhecimento, sociedade e educação de professores: crítica consistente ou conservadorismo político?. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.289-313. ISSN 0102-5473.

Neste artigo apontamos alguns indicadores para repensar a formação de educadores tomando como eixo central a questão do conhecimento como pretensão de proximidade com o real. Objetivamos esboçar uma crítica às perspectivas neopragmáticas presentes na formação docente, em que o conhecimento deve se limitar a expressar as aparências ou estabelecer formulações que abrangem o imediato do objeto, podendo redundar numa visão distorcida ou lacunar do real - e nele, a realidade social. Realizamos uma reflexão sobre o papel do conhecimento na formação de professores, apontando os seus limites na linha “prático-reflexiva”. Ao final, indicamos que esta linha se aporta no movimento do “recuo da teoria”, favorecendo o bloqueio da crítica consistente, e colabora com o conservadorismo político.

Palabras clave : Educadores; Formação; Professores; Conhecimento Ontologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )