SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Actividad pedagógica y el desarrollo de las funciones psíquicas superiores functionsLa enseñanza de la língua materna: las narrativas cotidianas y literárias en los primeros años de la escuela básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

BISSOLI, Michelle de Freitas. Por uma educação para-si: algumas reflexões sobre o trabalho pedagógico. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.343-368. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os elementos que configuram o que convencionamos denominar uma educação para-si. Aponta a importância de um trabalho pedagógico intencional e sistematizado, capaz de contribuir para o desenvolvimento amplo da criança da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo alguns princípios fundamentais à atividade docente. A partir da perspectiva Histórico-Cultural, para a qual o desenvolvimento humano é resultado do processo educativo que se configura nas relações sociais, reflete sobre as especificidades da educação escolar, buscando elucidar como a educação para-si transita entre os âmbitos cotidiano e não cotidiano da atividade social.

Palabras clave : Educação Para-si; Trabalho Pedagógico; Teoria Histórica; Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )