SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superioresO ensino da língua materna: as narrativas cotidianas e literárias nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BISSOLI, Michelle de Freitas. Por uma educação para-si: algumas reflexões sobre o trabalho pedagógico. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.343-368. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os elementos que configuram o que convencionamos denominar uma educação para-si. Aponta a importância de um trabalho pedagógico intencional e sistematizado, capaz de contribuir para o desenvolvimento amplo da criança da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo alguns princípios fundamentais à atividade docente. A partir da perspectiva Histórico-Cultural, para a qual o desenvolvimento humano é resultado do processo educativo que se configura nas relações sociais, reflete sobre as especificidades da educação escolar, buscando elucidar como a educação para-si transita entre os âmbitos cotidiano e não cotidiano da atividade social.

Palavras-chave : Educação Para-si; Trabalho Pedagógico; Teoria Histórica; Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )