SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue02Teaching the maternal language: daily and literary narratives in the early elementary yearsThe work of teaching considering the complex relationship between education and the market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos  and  WAGNER, Tânia Maria Cemin. Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.387-401. ISSN 0102-5473.

A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a reflexão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.

Keywords : Leitura do Texto Literário; Zona de Desenvolvimento Proximal; Grupo Operativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )