SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02La enseñanza de la língua materna: las narrativas cotidianas y literárias en los primeros años de la escuela básicaEl trabajo docente y la compleja relación entre educación y mercado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos  y  WAGNER, Tânia Maria Cemin. Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.387-401. ISSN 0102-5473.

A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a reflexão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.

Palabras clave : Leitura do Texto Literário; Zona de Desenvolvimento Proximal; Grupo Operativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )