SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02O ensino da língua materna: as narrativas cotidianas e literárias nos anos iniciais do ensino fundamentalO trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos  e  WAGNER, Tânia Maria Cemin. Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.387-401. ISSN 0102-5473.

A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a reflexão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.

Palavras-chave : Leitura do Texto Literário; Zona de Desenvolvimento Proximal; Grupo Operativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )