SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentosA nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

AMADO, Luiz Antonio Saléh. O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.403-424. ISSN 0102-5473.

O texto discute o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Afirma o lugar peculiar ocupado pelo profissional docente - sujeito às e sujeito das políticas públicas para a educação. Discute a necessidade de problematizar o trabalho e a formação destes profissionais e os processos de subjetivação engendrados pelos dispositivos pedagógicos, a partir da análise da relação entre educação e mercado, e das demandas produzidas com base nesta relação. Examina a reorganização dos espaços de formação docente, efetuada de modo a limitar o processo à profissionalização do professor, indagando qual a posição deste profissional da educação diante da reprodução da lógica atual e da construção de alternativas.

Palavras-chave : Professores; Formação; Políticas Públicas; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )