SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercadoEntre a antropologia e a história: uma perspectiva para a etnografia educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ANTUNES, Fátima. A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo Português. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.425-468. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho delineamos um percurso de compreensão da elaboração de um texto de política educativa europeia, o documento Princípios Comuns Europeus para as Competências e Qualificações dos Professores, diligenciando ainda sugerir articulações com processos políticos nacionais no mesmo campo. Argumentamos que a educação e os professores se encontram sob o fogo de uma agenda emergente de pressões globais que se traduz numa pluralidade de orientações, de entre as quais os projectos democrático-profissionalizante e competitivo-tecnológico de massas, cujo desencontro é tão real quanto a discrepância da capacidade de influência entre as partes. Estas divergências ter-se-ão manifestado recentemente em Portugal, através de propostas de sentidos distintos para a formação inicial de professores. Procuramos clarificar percursos e processos, conexões e desarticulações, salientando, por um lado, a inscrição estratégica das políticas nacionais nas políticas da União e globais e, por outro lado, a construção mediada, contextualizada e não-linear do desenvolvimento daquelas políticas na realidade do país.

Palavras-chave : Educação e Estado; Europa; Professores; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )