SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo PortuguêsO conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BUENO, Belmira Oliveira. Entre a antropologia e a história: uma perspectiva para a etnografia educacional. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.471-501. ISSN 0102-5473.

O texto apresenta uma perspectiva para a etnografia educacional com vistas a oferecer uma contribuição para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa em Educação. Busca-se enfatizar o valor heurístico da abordagem e a importância do caráter multidisciplinar das investigações que tomam a escola como objeto de estudo. A exposição retoma as origens da etnografia educacional e as adesões que a caracterizam a partir dos anos 1960, em contraste com as tensões paradigmáticas que ocorrem no âmbito da Sociologia. Destaca-se a contribuição de alguns pesquisadores e grupos internacionais nesse campo, detendo-se especialmente nas concepções desenvolvidas no âmbito do Departamento de Investigaciones Educativas (DIE), México, em razão de suas particularidades e do interesse que tem despertado entre pesquisadores brasileiros. A última parte é dedicada à proposição de uma etnografia educacional que se situe na intersecção da Antropologia e da História, sugerindo uma maior apropriação, por parte dos etnógrafos da área educacional, dos desenvolvimentos teóricos da História Cultural realizados nas últimas décadas. Busca-se, com isso, apontar a fecundidade da perspectiva etnográfica para uma compreensão mais abrangente dos problemas que afetam a escola brasileira nos dias de hoje.

Palavras-chave : Etnografia; Pesquisa Educacional; Antropologia; História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )