SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Entre a antropologia e a história: uma perspectiva para a etnografia educacionalMovimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.503-524. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise retrospectiva acerca da gênese do conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu, formalizado inicialmente em colaboração com Jean-Claude Passeron na obra Les héritiers, publicada em 1964. Nossa proposição inicial é que a trajetória intelectual pregressa de Bourdieu pode ter condicionado as observações acerca das atitudes em relação à escola e à cultura de estudantes oriundos de diferentes classes sociais, como analisado na obra supracitada. Ao realizar uma revisão desta obra em especial, tentaremos, assim, investigar as contribuições advindas dos primeiros registros etnográficós de Bourdieu, presentes em trabalhos seminais como Sociologie de l’Algérie e Travail et travailleurs en Algérie. Este trabalho toma como pressuposto inicial que não se pode levar adiante uma reflexão fechada dos usos do capital cultural: buscar-se-á, desta forma, investigar como os trabalhos etnográficos de Bourdieu repercutiram na formalização deste conceito.

Palavras-chave : Capital Intelectual; Etnografia; Imperialismo; Cultura.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )