SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográficaLas tecnologías de la información y comunicación como recurso en el prácticum de las carreras de educación en España índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CORSETTI, Berenice. Movimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.525-546. ISSN 0102-5473.

Este artigo trata de tema situado no campo da História das Instituições Educativas. O enfoque é regional, tendo como objeto de estudo a relação estabelecida entre um movimento social importante na história rio-grandense, ou seja, o movimento ferroviário, e a questão educacional, mais especificamente as iniciativas do Departamento da Educação da Cooperativa dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, culminando com o resgate de uma de suas experiências representada pela Escola Silva Jardim, de Porto Alegre (RS). Através da recuperação da história desta escola, procuramos evidenciar as possibilidades investigativas desse campo que denominamos História das Instituições Educativas. Pelos dados empíricos que apresentamos, pode-se perceber a trajetória de uma instituição educativa que foi criada, como muitas outras, a partir das convicções educacionais e da ação do movimento organizado dos trabalhadores ferroviários. Nessa construção, percebeu-se a importância da Igreja Católica, que, aproximando-se da Cooperativa dos Ferroviários, acabou por definir e implementar a concepção pedagógica que vigorou durante muito tempo e norteou as atividades das escolas. A trajetória da instituição investigada explicita, assim, por um caminho específico, a relação entre público e privado, tão presente na história da educação brasileira.

Palavras-chave : Movimento Ferroviário; Instituições Educativas; História; Rio Grande do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )