SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Movimiento social y escuela en Rio Grande del Sul: un estudio sobre las historias de las instituciones educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

PESQUEIRA, Antonia Blanco  y  LORENZO, María Carmen Ricoy. Las tecnologías de la información y comunicación como recurso en el prácticum de las carreras de educación en España. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.547-578. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho trata sobre um estudo em relação as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso nas práticas de ensino dos cursos de educação na Espanha. Neste objeto de pesquisa interessa conhecer a incidência que tem o Practicum [pratica do ensino] das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e revelar como se perfilam as instituições que trabalham com elas. Se utilizaram questionários como instrumento de coleta dos dados, participando 159 sujeitos envolvidos nas práticas de ensino. Os resultados e as conclusões evidenciaram que as TIC são um potente recurso no Practicum, sempre que as instituições disponham dos recursos materiais e humanos apropriados. Contudo, o emprego destas novas ferramentas tecnológicas no Practicum supõe um desafio para a inovação dos cursos de educação.

Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Superior; Práticas de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )